| 27/09/2002 22h25min
As esperanças do Joinville em conquistar mais uma vitória dentro de casa caíram por terra na noite desta sexta, 27 de setembro, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho.
Mesmo com o gosto amargo do 0 a 0, o JEC conquistou uma posição confortável e subiu para a oitava posição na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos. O Jundiaí está em sexto, com 23 pontos.
Perante a qualidade técnica e velocidade dos jogadores do Jundiaí, o time tricolor manteve-se tímido e não soube criar alternativas de impor um futebol ofensivo. O empate, mediante tantas dificuldades, não surpreendeu.
O Joinville mostrou um futebol deficiente no primeiro tempo, permitindo várias vezes que o Jundiaí criasse maiores chances no contra-ataque. Aliás, a velocidade do time paulista impressionou e, diante de problemas evidentes do tricolor na armação do meio de campo para a frente, conseguiu imprimir lances mais perigosos.
Aos 20 minutos, o atacante Davi soltou uma bomba na grande área tricolor, mas a habilidade do goleiro Marcello Flores barrou o susto. Num jogo equilibrado, nenhuma das duas equipes se destacou no primeiro tempo. A única bela oportunidade do JEC abrir o placar "caiu do céu" aos 40 minutos, quando Marcelo Fumaça ficou sozinho na frente da área adversária.
Afoito e atrapalhado, Fumaça tropeçou e perdeu a bola, recebendo de presente um coro de vaias da torcida tricolor. Insatisfeito com o desempenho do time, Freitas Nascimento tentou calibrar o ataque e substituiu Canela por Maia no segundo tempo. De nada adiantou a troca.
A produção dos jogadores do JEC continuou truncada e, quando conseguia chegar na área do time paulista, a equipe catarinense descartava as chances de gol. Nem e Maia foram os campeões de desperdícios no segundo tempo.
Na boca do gol, quando não perdiam a bola para o Jundiaí, eles chutavam pra fora da trave. Aderaldo, expulso no segundo tempo, também piorou o cenário. Com dez jogadores, as oportunidades do JEC ficaram mais longínquas, mas a equipe tricolor soube segurar o empate.
O próximo compromisso do time catarinense será na terça, dia 1º de outubro, contra o Americano-RJ, no Ernestão, às 20h30min.
RAFAEL GIORGIO FERRI/DIÁRIO CATARINENSE