| 24/09/2002 22h42min
Os jogadores de Joinville saíram de campo, nesta terça, 24 de setembro, com a primeira vitória conquistada fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro, na partida contra o Bragantino, em Bragança Paulista (SP).
Com um gol de pênalti e outro nos últimos minutos do segundo tempo, o tricolor meteu 2 a 0 na equipe paulista, mesmo debaixo de um frio de cinco graus. Com a vitória, o JEC assume a nona posição do campeonato com 20 pontos.
O primeiro tempo manteve-se travado, mas ilustrou alguns lances de perigo. Em apenas um minuto de jogo, o goleiro tricolor Marcello Flores levou um susto, mas agarrou a bola com categoria. A oportunidade de o JEC abrir o placar surgiu aos oito minutos com o meia Michel, que perdeu uma bela jogada para a zaga adversária.
Apesar do Joinville imprimir um futebol mais consciente, pecou na velocidade e arquitetou um primeiro tempo acomodado. O meio de campo tricolor facilitou a marcação do Bragantino, já que permaneceu embolado e não deu chances de entrosamento entre a defesa e o ataque.
No início do segundo tempo, um pênalti a favor do Bragantino quase abriu o placar, mas a habilidade de Marcello Flores defendeu a bomba do zagueiro Bruno Leite.
Freitas Nascimento, descontente com o ataque, colocou Marcelo Fumaça no lugar de Maia e arriscou no estreante Claúdio Brito para ocupar a posição de Canela, que vinha jogando mal.
Aos 19 minutos, o zagueiro Aderaldo foi empurrado dentro da área e o juiz deu pênalti a favor do Joinville. Nem bateu com raiva e abriu 1 a 0. A decisão de Freitas em mudar o ataque incendiou o jogo. Fumaça, faminto por gol, encerrou a partida, aos 48 minutos, estourando a rede adversária com um chute explosivo.
RAFAEL GIORGIO FERRI/DIÁRIO CATARINENSE