| 16/02/2007 19h11min
A reunião, em Washington, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o governante dos Estados Unidos, George W. Bush, ainda não tem data oficial, mas deve ser realizada no final de março, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
– Até agora não houve confirmação oficial da data, mas muito provavelmente (a reunião) ocorrerá no final do mês (de março) – disse uma fonte da Chancelaria brasileira.
Caso a reunião seja confirmada para o final de março, será a segunda vez que os dois governantes se encontrarão nesse mês, para analisar assuntos de interesse comum.
A primeira, já confirmada, acontecerá em São Paulo, no dia 9 de março, na primeira escala de uma viagem do presidente americano pela América Latina. Bush também passará por Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.
Na terça, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, falou sobre a iminente viagem de Lula à capital americana, que deve ter um valor agregado, pois vários empresários e exportadores devem se juntar a sua comitiva.
– Vocês sabem que a Fiesp (Federação de Indústrias do Estado de São Paulo) elegeu os Estados Unidos como objeto de interesse este ano, e faremos tudo que for possível para apoiá-la – disse Amorim.
Na agenda das duas reuniões estão assuntos de interesse bilateral como o etanol, o G8, as negociações da Rodada de Doha e a reforma da ONU, assim como questões de interesse mundial, como o aquecimento global, indicou o chanceler brasileiro.
AGÊNCIA EFE