| 16/02/2007 15h05min
As autoridades de saúde da França estão testando uma capa de plástico para proteger os humanos da gripe aviária. A invenção é de Fred Vargas, uma autora de romances policialescos de grande sucesso.
A capa está sendo "testada muito seriamente", confirmou o ministro de Saúde da França, Xavier Bertrand, em declarações publicadas hoje pelo jornal Libération.
– A idéia é muito boa: um método simples e utilizável para que todo o mundo possa se proteger do vírus – disse Bertrand.
A autora de O Homem dos Círculos Azuis e O Homem do Avesso inventou uma capa grande que cobre todo o corpo, da cabeça aos pés, e que pode ser presa com um cinto para aumentar a proteção em espaços de grande concentração de pessoas.
A proteção lembra bastante a burka que usada pelas mulheres de alguns países islâmicos, salvo a parte que envolve a cabeça e o rosto, que tem a forma cônica e é transparente.
Filha de uma cientista e de um intelectual, Vargas, especialista em arqueologia e história da Idade Média, criou dois tipos de capa contra o H5N1.
Os dois modelos estão sendo colocados à prova no Laboratório Nacional de Testes.
A França já tem armazenados 25 milhões de medicamentos contra uma eventual epidemia de gripe aviária em humanos, assim como 282 milhões de máscaras de proteção, que só são eficazes durante quatro horas, e 935 máscaras cirúrgicas, segundo dados oficiais.
Em março, está prevista uma simulação num aeroporto francês de uma suposta chegada de doentes de gripe aviária.
EFE