| 16/02/2007 11h47min
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) assegurou que estrangeiros e chineses pagarão preços iguais para os eventos da competição, ao contrário do que acontece com outros serviços na capital, informou nesta sexta o jornal China Daily.
– Se estrangeiros e chineses tivessem de pagar preços diferentes, não honraríamos o espírito olímpico – disse o vice-presidente executivo do Bocog, Liu Jingmin, que também é vice-prefeito de Pequim.
No país asiático, os estrangeiros são freqüentemente obrigados a pagar preços acima da média pelo simples fato de não serem chineses. A prática é habitual em lojas onde é possível pechinchar preços, e completamente flagrante nos aluguéis de imóveis e hospedagem. No entanto, Liu assegurou que todos pagarão o mesmo preço pelos ingressos no ano que vem, quando serão colocados à venda os mais de 7 milhões de bilhetes para assistir às provas. Um total de 58% das entradas custarão menos de 100 iuanes (US$ 12), enquanto os dos principais eventos chegarão a US$ 128.
Liu destacou que os preços foram estabelecidos com base na realidade social da China e ressaltou que são inferiores às tarifas cobradas nos Jogos de Sydney e Atenas. O Bocog calcula que dois milhões de chineses e 500 mil estrangeiros viajarão a Pequim durante os Jogos Olímpicos de 2008.
AGÊNCIA EFE