| 14/02/2007 23h43min
Depois de quebrar um jejum de 17 meses sem vencer, após derrotar o italiano Volandri na terça-feira, o tenista Gustavo Kuerten volta à quadra no Brasil Open na briga por uma vaga nas quartas-de-final. Nesta quinta, dia 15, o catarinense enfrenta o paulista Flávio Saretta, por volta de 17h (Brasília) pelas oitavas-de-final. O clicRBS acompanha o jogo no ponto a ponto. A partida de Guga acontece logo após o confronto entre Juan Carlos Ferrero e Nicolas Devilder.
Por ter avançado às oitavas, Guga garantiu 15 pontos no ranking mundial, em que é o 1076º colocado. A soma deverá render ao catarinense um salto de 300 posições no ranking mundial na semana que vem. Se vencer Saretta, o ex-número um do mundo somaria 40 pontos e poderia dar um salto ainda maior, de 530 colocações. Este pulo poderia embalar o tricampeão de Roland Garros rumo a uma das três vagas nos Jogos Pan-Americanos no Rio, em julho.
Mas, antes de sonhar com a disputa pan-americana, é preciso vencer o duelo com Saretta, atual número três do Brasil e 152ª do mundo. Será o terceiro da carreira dos dois e cada um tem uma vitória. A primeira vez que eles se enfrentaram foi em 2001, no também Brasil Open, quando a competição era disputada em quadra rápida e Saretta venceu por 4/6, 6/2 e 6/4. O outro confronto foi em 2003, em Buenos Aires, e Guga ganhou por 6/4, 6/7 (7/5) e 7/5.
– A gente se conhece muito bem, há muitos anos e acho que vai ser um jogo decidido nos detalhes – disse Guga, que nesta quarta-feira treinou pela manhã com o gaúcho Marcos Daniel.
Nas duplas, Guga e o gaúcho André Ghem foram eliminados nesta quarta, na estréia da chave, pelos checos Lukas Dlouhy e Pavel Vizner, cabeças-de-chave 1, por 7/6 (7/4) e 6/4.
Por ter avançado às oitavas-de-final de simples, Guga garantiu 15 pontos no ranking mundial, em que é o 1076º. colocado. Se vencer Saretta, fica com 40 pontos.