| 12/02/2007 14h27min
O presidente do PMDB, Michel Temer, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera ter um desenho sobre a reforma ministerial nos próximos 20 dias, segundo o Globo Online. Em reunião com a cúpula do PMDB no início da tarde desta segunda, Lula também deixou claro que aumentará o número de ministérios comandados pelo partido, mas não entrou em detalhes sobre quantas e quais pastas a legenda poderá ocupar, conforme o G1.
Além de Termer, estiveram no Palácio do Planalto, por cerca de duas horas, os líderes do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), e no Senado, Valdir Raupp (RO).
– O presidente assegurou que vai fazer o equilíbrio absoluto para ter o PMDB todo dentro do governo – disse Temer após o encontro.
– Ele deixou claro haverá o aumento da cota para alcançar o equilíbrio – acrescentou.
Por esse equilíbrio entende-se dar o mesmo espaço no governo para o Senado e para a Câmara, possivelmente cada bancada ocupe dois
Ministérios. Temer, no entanto, garante que "não há
mais distinção entre as duas bancadas". O partido ocupa as pastas de Minas e Energia, com Silas Rondeau, apadrinhado político do senador José Sarney (AP), e Comunicações, com Hélio Costa, indicado pelos senadores.
A bancada da Câmara já teve o comando da Saúde, mas hoje ela é ocupada por um técnico, José Agenor Alves, e não é considerada da cota do partido. Temer disse que apesar disso, o presidente sinalizou que “provavelmente” o PMDB ocupará a pasta.
Os representantes da legenda devem ser convocados novamente para uma conversa final com o presidente em 15 dias. Lula ofertará os ministérios e o partido indicará os nomes dos ocupantes.