| 11/02/2007 14h06min
Milhares de iranianos começaram hoje uma marcha em Teerã e em outros pontos do país para comemorar os 28 anos de aniversário da Revolução Islâmica.
Uma celebração é realizada na Praça Central, onde estudantes carregam cartazes condenando resolução da ONU contra as atividades nucleares do país. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, insistiu em que suspenderá o enriquecimento de urânio.
Além das marchas, manifestantes dançaram ao redor de uma fogueira feita com cartazes contra os Estados Unidos.
Muitos moradores de Teerã começaram a marchar às 9h30min (4h, em Brasília) em direção à praça central de Azadi (A Liberdade), para participar da celebração, destinada a mostrar o compromisso do povo iraniano com os ideais do instaurador da República Islâmica.
Os participantes cantavam slogans em apoio à Revolução Islâmica e em defesa ao direito do Irã de produzir energia nuclear com fins pacíficos.
Segundo a
agência oficial de notícias Irna, os participantes da marcha de
Teerã levavam um cartaz de sete quilômetros assinado por estudantes de colégios e universidades de diferentes cidades, na qual condenam a resolução 1.737 do Conselho de Segurança da ONU contra as atividades nucleares do país.
Alguns manifestantes levavam imagens de Khomeini, proclamador da República Islãmica, e outros cartazes nos quais se podia ler frases contras os Estados Unidos e Israel.
Manifestantes carregaram cartaz com foto do aiatolá Aiatolá Khomeini
Foto:
Hasan Sarbakhshian
/
clicRBS