| 06/02/2007 16h59min
O ministro do Esporte, Orlando Silva, garantiu nesta terça que a vela não vai ficar fora dos Jogos Pan-Americanos, que começam em julho, no Rio. Questões jurídicas, envolvendo a reforma da Marina da Glória, onde serão disputadas as provas de iatismo, ameaçam retirar a vela do calendário do evento.
– Não existe hipótese de a vela estar fora dos Jogos. Nós aguardamos uma manifestação do Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) sobre as instalações provisórias na Marina da Glória. Eu, pessoalmente, tenho certeza de que a Odepa será sensível à importância que tem a vela no esporte brasileiro, e as provas devem acontecer na Marina da Glória – afirmou o ministro, que participou hoje da inauguração do Centro de Operações de Tecnológicas dos Jogos, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio, Sergio Cabral.
Durante visita de inspeção às obras para os Jogos Pan-Americanos, na semana passada, a Comissão da Odepa
apontou como entrave à realização da
competição a paralisação das obras na Marina da Glória. A construção de uma garagem de barcos no local foi interrompida por decisão da Justiça, porque a empresa que ganhou a concessão para explorar a área não obteve
autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Diante do impasse, o Comitê Organizador do Pan 2007 (CO-Rio) desistiu das obras e resolveu usar instalações temporárias. A Odepa, no entanto, emitiu um comunicado três dias após a inspeção, recusando a solução dada pelo CO-Rio. O caso foi, então, encaminhado à direção geral da Odepa para que seja resolvido.
AGÊNCIA BRASIL