| 31/01/2007 14h03min
As autoridades veterinárias do Vietnã anunciaram hoje que quatro das oito províncias nas quais haviam sido detectados focos do vírus H5N1 da gripe aviária, estão há 21 dias sem registrar novos casos, período mínimo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera necessário para declarar uma zona livre da doença. Hau Giang, Kien Giang, Tra Vinh e Soc Trang foram retiradas da lista oficial de províncias infectadas.
O diretor do departamento veterinário do Delta do Mekong, Nguyen Ba Tranh, explicou que as oito províncias mantêm "estritas medidas de prevenção, como a vacinação de aves de curral, a desinfecção de fazendas e a proibição do transporte de frangos".
O funcionário indicou que prosseguem lista de riscos as administrações territoriais de Qual Mai, Bac Lieu, Vinh Long e Can Tho.
– O último foco detectado foi há duas semanas – disse o especialista, que considerou que a situação atual apresenta um panorama promissor.
Das 164 mortas produzidas no mundo todo pelo vírus H5N1, 42 ocorreram no Vietnã, entre os anos de 2003 e 2005, segundo os dados da OMS. Embora as autoridades vietnamitas estejam vencendo a batalha contra a doença, outros países da Ásia, como o Japão, continuam sofrendo com a gripe aviária.
AGÊNCIA EFE