| 31/01/2007 11h40min
As autoridades japonesas confirmaram hoje que o vírus responsável pelo foco de gripe aviária detectado na semana passada na província de Okayama, no oeste do Japão, pertence à variante H5N1, que pode contaminar o ser humano.
O foco de H5N1 foi confirmado pelo Ministério da Agricultura japonês, segundo informou hoje a agência Kyodo. É o terceiro detectado este ano no Japão. O quarto, de cepa ainda desconhecida, foi localizado ontem em Miyazaki, no sudoeste.
Surgiram três casos de gripe aviária em Miyazaki, onde fica a maioria das granjas de frangos do Japão, e um em Okayama, província situada em outra ilha, a muitos quilômetros de distância.
As autoridades sanitárias detectaram ontem um novo foco da doença após analisar 23 aves que morreram numa fazenda no povoado de Shintomi, em Miyazaki, mas ainda não confirmaram se o vírus é o da variante mais letal.
A doença continua se espalhando apesar dos trabalhos das últimas semanas em Miyazaki para sacrificar todas as aves infectadas. Morreram mais de 60 mil frangos.
AGÊNCIA EFE