| 29/01/2007 18h00min
A eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados será realizada às 15h desta quinta, dia 1º de fevereiro, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
A data e o horário limite para o registro das candidaturas aos sete cargos da Mesa e às quatro suplências serão estabelecidos na véspera da eleição, dia 31, em reunião do atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo, com as lideranças partidárias. Nesse encontro também será definida a ordem dos partidos e blocos parlamentares a partir do tamanho das bancadas, que servirá de base para a aplicação do critério da proporcionalidade na escolha dos cargos da Mesa Diretora.
Além de Aldo, que busca a reeleição, concorrem à Presidência da Câmara os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Os outros cargos em disputa são a 1ª Vice-Presidência, a 2ª Vice, as quatro secretarias e as quatro suplências. Até agora, somente um deputado registrou candidatura para uma dessas posições: Osmar Serraglio (PMDB-PR) vai concorrer à 1ª Secretaria. Além disso, o PSDB já indicou o deputado Nárcio Rodrigues (MG) à vaga que o partido tiver direito na Mesa pelo critério da proporcionalidade. Já o deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE) está cotado para ocupar a vaga que couber ao Partido da República, que vai surgir da fusão de PL, Prona e PSC.
Os internautas do clicRBS poderão acompanhar a votação ao vivo através de imagens geradas pela TV Câmara a partir das 15h.
AGÊNCIA CÂMARA