| 24/01/2007 21h28min
O Grêmio venceu o 15 de Novembro por 4 a 0 nesta quarta, no Olímpico, pela segunda rodada do Grupo 2 do Gauchão. Tuta abriu o marcador aos 30 do primeiro tempo. Everton ampliou aos 21 da etapa complementar. Aos 43, Tcheco fez de pênalti. O capitão tricolor assinalou o quarto aos 47. Com o resultado, o Tricolor ocupa a liderança da sua chave na competição com seis pontos. Na próxima rodada, o time de Mano Menezes encara o São Luiz no sábado, às 16h, em Cidreira. Já a equipe de Campo Bom pega o Caxias no domingo, às 17h, no Centenário.
O primeiro tempo começou com o 15 de Novembro com maior volume de jogo. Apesar da freqüência no ataque, o time comandado por Guto Ferreira não apresentava grande objetividade, levando pouco perigo à meta de Galatto. As saídas ofensivas abriram espaço para o grupo de Mano Menezes, que teve uma figura em especial na etapa inicial: Carlos Eduardo. Dos pés do novato tricolor saíram as principais chances gremistas. Descendo sempre pelo lado esquerdo, o jogador tricolor fez a defesa da equipe de Campo Bom bater cabeça, sendo o condutor das jogadas de ataque.
Com Carlos Eduardo, o Grêmio recebeu a chance de abrir o marcador. O meia chegou pela ponta direita e acabou sofrendo falta. Aos 30, Tcheco cobrou direto na grande área. O centroavante Tuta subiu mais que todos e para manter o 100% de aproveitamento – também assinalou contra o São José-PA – mandou para as redes de Márcio Angonese.
No segundo tempo, o Grêmio assumiu o controle técnico do jogo. Sem dar chances ao 15, só deu Tricolor no ataque com Carlos Eduardo ainda sendo o destaque no jogo. Apesar das diversas chegadas, o Tricolor encontrava dificuldades em ampliar o marcador. O técnico Mano Menezes decidiu então modificar o time. Ramon deixou o gramado para a entrada de Everton. A alteração deu resultado. Aos 21 minutos, Edmílson tabelou com Patrício, que enfiou a bola dentro da grande área para Everton. O jogador não desperdiçou e mandou para as redes do 15. O Grêmio ainda contou com a ajuda adversária. Bebeto acabou expulso por falta em William segundos após entrar em campo na vaga de Kempes.
O Grêmio ampliou. Aos 43, Cláudio enfiou a mão na bola dentro da grande área. Pênalti assinalado pelo árbitro. Tcheco cobrou e mandou no canto direito de Márcio Angonese. O Tricolor colocou o 15 no desespero e provocou a expulsão de mais um atleta adversário. Cadu cometeu falta violenta em Carlos Eduardo e levou o vermelho. Carlos Eduardo, aliás, deixou o gramado aplaudido no final, após ser substituído por Aloísio. Com dois a mais, o time do Olímpico fez o quarto. Após conclusão de Tuta, Angonese defendeu e, no rebote, Tcheco mandou a bomba.
Cíntia Hohmann
cintia.barlem@rbsonline.com.br