| 19/01/2007 15h24min
O deputado Severiano Alves (PDT-BA) disse nesta sexta-feira que o PDT aguardará até a véspera da eleição à presidência da Câmara para decidir sua posição. O partido é o mais assediado entre os que ainda não se decidiram, já que a bancada que toma posse em 1º de fevereiro terá 24 deputados.
Alves afirmou que a tendência é o apoio ao candidato à reeleição Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ele afirmou ainda que acredita que o PDT será fundamental para definir a eleição.
– O PDT é que vai decidir a eleição novamente, como já aconteceu na eleição passada. Isso, porque prefiro confiar em 24 deputados unidos do que numa bancada que tem 90 deputados, mas vai para a eleição dividida. Hoje a tendência é pró-Aldo, apesar de ainda estarmos apenas conversando entre nós – disse.
Segundo Severiano Alves, o fato de o presidente Lula ter dito que o Planalto não interferirá na disputa, foi positivo, pois liberou os partidos.
– O Planalto liberou para o PDT tomar qualquer decisão. Isso nos possibilitou uma decisão mais consciente, e não ficar com o voto preso no candidato do Planalto – acrescentou.
Até o momento, o mapa partidário da eleição da Câmara está assim: PFL, PCdoB e PSB apóiam Aldo; PT, PMDB, PR, PTB e PP são pró-Chinaglia e o PSDB está com o candidato da terceira via, Gustavo Fruet (PSDB-PR), que também tenta o apoio fechado do PPS e votos isolados em todos os partidos.
AGÊNCIA O GLOBO