| 18/01/2007 18h21min
O Mercosul e o Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo (CCG) negociam um acordo de livre-comércio que deverá ficar pronto para ser assinado antes de junho, confirmaram as duas partes, em uma declaração divulgada no Rio de Janeiro.
O documento, elaborado às margens dos debates da cúpula do Mercosul, que ocorre nesta quinta e amanhã no Rio de Janeiro, afirma que estão praticamente finalizados o prefácio e as disposições gerais do acordo, assim como os capítulos sobre bens, serviços, investimentos e disposições institucionais.
Também houve avanços nos anexos referentes à solução de divergências e salvaguardas, e em um programa de compromissos concretos sobre serviços e investimentos.
A declaração foi assinada pelos ministros de Exteriores do Brasil, Celso Amorim; da Argentina, Jorge Taiana; do Paraguai, Rubén Ramirez; e do Uruguai, Reinaldo Gargano, assim como pelo representante da CCG, Mohammed Abaid Almazoroei.
O Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo é uma aliança econômica, militar e estratégica fundada em 1981, e é integrada pela Arábia Saudita, Barein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Omã.
EFE