| 18/01/2007 16h30min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta que o chamado "socialismo do século XXI", que pretende implantar em seu país, não prejudicará o Mercosul.
– Não. Em hipótese alguma. Isso ajudará a todos os países da região – disse o governante venezuelano, ao refutar as versões segundo as quais os anúncios de nacionalização em seu país podem terminar afugentando os investimentos estrangeiros de todo o Mercosul.
– O socialismo vai transformar a Venezuela em uma grande potência, e isso ajudará a toda a região – declarou o líder a jornalistas, no Rio de Janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende aproveitar a visita de Chávez ao Rio de Janeiro para, em reunião bilateral, conversar sobre o modelo socialista que pretende adotar, e a nacionalização de setores como o de energia e telecomunicações.
Apesar da Petrobras ter afirmado que a nacionalização prevista por Chávez não afetará seus interesses na Venezuela, a Bolsa de Valores de São Paulo reagiu negativamente na semana passada ao anúncio do presidente. EF
EFE