| 18/01/2007 16h55min
Diante dos fatos que ocorreram na noite desta quarta no Aeroporto Salgado Filho, a Brigada Militar não fará mudanças no planejamento de segurança para os dois jogos da dupla Gre-Nal que ocorrem neste final de semana, no Estádio Municipal de Cidreira, pelo Gauchão 2007. Grêmio x São José-PA se enfrentam às 16h de sábado, enquanto Inter x Novo Hamburgo jogam às 16h no domingo. Segundo o comandante regional de policiamento ostensivo do Litoral, tenente-coronel Altemir Folgiarini Ferreira, todas as medidas necessárias já foram tomadas para coibir a violência entre as torcidas. Além disso, a BM acredita que as agressões sofridas por dirigentes colorados ontem foram um caso isolado:
– Foi uma coisa de momento. Até porque nosso público aqui na praia é outro. É evidente que a Brigada vai estar preparada para qualquer transtorno que possa ocorrer, mas o nosso planejamento vai ser mantido dentro de ações preventivas, justamente para que episódios daquela natureza não ocorram e também para inibir que as pessoas cometam qualquer desvio de conduta durante o futebol – afirmou Ferreira.
Mais de 100 policiais farão a segurança dos jogos. Haverá ainda fiscalização dos ônibus com torcedores que chegarem a Cidreira.
– Vamos ter policiamento a cavalo, com cães. Será um policiamento bem ostensivo, justamente com a finalidade de inibir qualquer atitude de qualquer pessoa que queira ir para o estádio cometer algum desvio de conduta, algum tipo de delito – destacou.
Questionado a respeito das provocações que vem ocorrendo entre torcedores no site Orkut, citando os jogos de Cidreira, o tenente-coronel Altemir disse que não há motivo para preocupação, uma vez que essas ameaças tendem a ficar restritas ao mundo virtual:
– Nós acreditamos que essas ameaças, essas brigas ficam mais no mundo virtual. Até porque muitas dessas pessoas nem saem de casa para assistir ao futebol. O prazer deles é justamente entrar nessa rivalidade dentro desse site e uma boa parte nem vai a estádio.
Ana Maria Acker
ana.acker@rbsonline.com.br