| 17/01/2007 18h11min
O PSDB decidiu nesta quarta-feira apoiar o tucano Gustavo Fruet (PR) para a presidência da Câmara. Fruet ficou animado com o apoio declarado pelo presidente de seu partido, senador Tasso Jereissati (CE), que disse em viagem à Europa que a candidatura do tucano "representa renovação e uma proposta de resgate da credibilidade da Casa".
Fruet admite que sua candidatura, lançada a 15 dias da eleição, não conta com o mesmo aparato das de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), mas disse que é um processo que está "indo bem". Sobre o posicionamento do PSDB, que, na semana passada havia declarado apoio ao candidato petista, Fruet disse que espera que seu nome una o partido:
– Acredito que (minha candidatura) não vá ser objeto de cizânia.
A assessoria do PSDB confirmou a reunião da executiva nacional na próxima quinta-feira, na sede do partido em Brasília. Na terça, a bancada tucana na Câmara se encontrará para definir sua posição
sobre a disputa.
O líder do PSDB na
Câmara, Jutahy Júnior, também reconsiderou e resolveu apoiar Fruet. Ele comunicou a decisão ao petista Arlindo Chinaglia, que havia recebido apoio da maior parte da bancada tucana antes do lançamento da terceira candidatura. Segundo Jutahy, Gustavo Fruet é um nome com capacidade para unir o partido.
Fruet foi lançado nesta terça-feira candidato da terceira via com o apoio do PPS, de dissidentes do PSDB insatisfeitos com o apoio a Chinaglia e dos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP), nomes que haviam sido cotados para a candidatura alternativa.