| 09/01/2007 12h14min
Não foi o dia das favoritas russas no Torneio de Sydney. Nesta terça, tanto Svetlana Kuznetsova quanto Nadia Petrova foram obrigadas a abandonar suas respectivas partidas, válidas pela segunda rodada da competição. Elena Dementieva também deixou o torneio, mas foi batida em quadra.
Segunda cabeça-de-chave, Kuznetsova estreou com derrota no primeiro set para a eslovena Katarina Srebotnik por 6/2 e nem voltou para o segundo. Sofrendo com uma infecção respiratória, a número 4 do ranking da WTA deixou a partida e classificação livres para Srebotnik. Agora nas quartas, ela enfrenta a chinesa Na Li.
Isso porque Li, número 20 do mundo, despachou a também russa Elena Dementieva. Sexta favorita ao título, a européia até saiu na frente, mas permitiu a virada da chinesa, que fechou a partida em 3/6, 6/1 e 7/5. Para tentar uma vaga nas semifinais, Li e Srebotnik fazem confronto inédito.
Mas o péssimo dia das russas não parou por aí. Quarta pré-classificada, Nadia Petrova perdia para a sérvia Ana Ivanovic por 6/2 e 4/2 quando sentiu dores abdominais e também teve que abandonar. Com isso, a ascendente Ivanovic garantiu sua vaga nas quartas-de-final, onde encara Nicole Vaidisova.
Oitava cabeça-de-chave, a tcheca Vaidisova não teve dificuldades para fazer 6/3 e 6/1 na quali ucraniana Yuliana Fedak. Porém, na única vez que enfrentou Ivanovic profissionalmente, o resultado foi bem diferente: 6/2 e 7/6 (4) no Torneio de Miami de 2005.
Porém, não foram apenas as favoritas russas que decepcionaram. A suíça Patty Schnyder, sétima pré-classificada, acabou cedendo frente à israelense Shahar Peer, que venceu o duelo entre elas por 7/6 (3) e 6/2. Peer será adversária agora da belga Kim Clijsters.
Em sua última temporada antes da aposentadoria anunciada, Clijsters tenta repetir o título que conquistou em 2003. Nesta terça, a belga venceu seu jogo das oitavas contra a australiana Nicole Pratt por 6/1 e 6/2. Cabeça número três, ela e Peer jamais se enfrentaram.
O último confronto definido das quartas-de-final será entre Amélie Mauresmo e Jelena Jankovic. Enquanto a francesa, principal favorita ao título, derrotou a compatriota Tatiana Golovin por 6/7 (4), 7/5 e 6/1, a sérvia despachou a autraliana Samantha Stosur por 6/2 e 7/6 (2). Mauresmo e Jankovic se enfrentaram quatro vezes, todas com vitórias da ex-número um do mundo.
GAZETA PRESS