| hmin
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Catarina (Feebsc) poderá tomar à frente nas negociações referentes ao Plano de Demissão Incentivada (PDI) do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc).
Com o impasse criado pelo Sindicato dos Bancários de Florianópolis, que se recusa a assinar a homologação que é exigida por Lei nos acordos trabalhistas, uma comissão formada por 10 funcionários do Besc se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 18, com João Barbosa, presidente da Feebsc, para pedir o apoio da entidade.
– A Federação é solidária ao colegas do banco, e como representantes de todos os bancários do Estado nós poderemos tomar a frente dessas negociações – admitiu Barbosa.
Segundo o presidente da Feebsc, o artigo 617 da Consolidação das Leis do Trabalho assegura aos trabalhadores o direito de procurar a Federação representativa da categoria sempre que o sindicato da mesma se recusar a representá-la em negociações trabalhistas.
– Queremos deixar claro que só estamos agindo assim devido à uma situação incômoda, que só tem trazido angústia e ansiedade aos funcionários do Besc – disse Barbosa.
Para o presidente da Feebesc, caso o sindicato continue a recusar participar das negociações, a entidade reafirma seu interesse em defender a causa dos funcionários que aderiram ao PDI.
SÉRGIO KRASELIS / DIÁRIO CATARINENSE