| 02/01/2007 15h04min
O novo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta terça-feira que a Força Nacional de Segurança chegará para o Estado antes do Carnaval, no dia 17 de fevereiro, segundo a rádio CBN. Durante discurso de posse, ontem, Cabral havia pedido ajuda imediata para o governo federal para combater a onda de violência no Rio.
– Estou convencido de que a Força Nacional de Segurança deve vir para o Rio. E quanto mais rápido, melhor. Vamos pegar este momento que passamos recentemente, que foi tão dramático, com vítimas, para colocar aqui a presença ostensiva da Polícia Militar, da Força Nacional de Segurança – disse.
Conforme o site G1, o destino da tropa federal para o Rio vai ser definida em reunião prevista para a noite desta terça-feira ou a manhã desta quarta entre o governador, o novo secretário de Segurança Pública, delegado José Mariano Beltrame, o secretário Nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, e outras autoridades ligadas à segurança pública do Estado.
José Mariano Beltrame assumiu o cargo nesta terça-feira afirmando que dará uma resposta rápida a onda de violência no Estado. De acordo com o site Globo Online, o delegado disse que reforçará o policiamento nas ruas e contará também com as Forças Armadas no combate à criminalidade, se for preciso. – Temos que fazer um diagnóstico completo da situação e vermos onde ela pode atuar. Em todo uso de qualquer força policial temos que ter uma missão específica. Não podemos simplesmente designar e movimentar pessoas sem termos uma missão lógica e objetiva a ser cumprida e é isso que vamos fazer – opina Beltrane. Cabral presidiu a cerimônia de passagem de cargo para Beltrame. O governador só comparecerá às solenidades de transmissão de cargo na área de segurança.