| 01/01/2007 15h04min
Após uma noite de chuva em Brasília, a Esplanada dos Ministérios começa a receber público que acompanhará a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reeleito em novembro com 58,29 milhões de votos, o equivalente a 60,83% dos votos válidos. Ele será o segundo presidente reempossado democraticamente no Brasil.
Desde a manhã até o começo da tarde, o público começou a chegar ao gramado da Esplanada dos Ministérios e à Praça dos Três Poderes. Os pequenos grupos já deixaram os guarda-chuvas e alguns cantam enquanto aguardam a cerimônia.
A cerimônia será bem menor que em 2003. A organização do evento deverá custar R$ 1 milhão. A posse será dividida em três atos. Como, por lei, é o legislativo quem empossa o executivo, a primeira cerimônia será no Congresso Nacional. De lá, Lula segue para o Palácio do Planalto onde participa de cerimônia fechada somente para convidados. A festa popular será na esplanada, onde um palco foi montado para show de vários artistas, como Leci Brandão, Olodum, Geraldo Azevedo e Célia Porto.
No Congresso, Lula será recebido pelos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No plenário da Câmara, Lula vai discursar após a leitura do Termo de Posse e de prestar o compromisso constitucional. Às 17h30min, o presidente segue para o Palácio do Planalto, de onde sairá já com a faixa presidencial e subirá a rampa rumo ao parlatório, onde fará um pronunciamento.
AGÊNCIA BRASIL