| 21/12/2006 07h00min
Para terminar o ano de 2006 entre os quatro melhores na tabela de classificação da Superliga Masculina de Vôlei 2006/07, o UCS enfrenta a Unisul, nesta quinta, às 20h, em São José (SC), em partida válida pela sexta rodada do primeiro turno. A partir daí, a competição dará uma pausa em razão do recesso pelas festas de final de ano e será retomada no dia 4 de janeiro.
Mesmo com a perda da invencibilidade na derrota para o Cimed, na noite dessa terça, em Florianópolis, a equipe caxiense se manteve na quarta colocação entre os 15 participantes, com sete pontos em quatro jogos – três vitórias e uma derrota. A Unisul, que passou pelo Bento, é terceira colocada, com nove pontos em cinco jogos – quatro vitórias e uma derrota.
O objetivo do técnico da equipe caxiense, José Paulo Peron, é fazer a equipe buscar a quarta vitória, mesmo sendo fora de casa e diante de um favorito ao título, para terminar o ano no grupo dos times que hoje estariam classificados para a próxima fase da competição.
– Fizemos um jogo muito bom contra o Cimed, mas que fez a diferença por ter usado melhor o saque. Agora, o adversário é outro, também de grande qualidade e que consideramos um dos favoritos ao título. Uma vitória seria fundamental para terminarmos o ano mais tranqüilos – disse o treinador.
No último jogo entre as duas equipes, pela Copa Bento, no dia 16 de novembro, em Bento Gonçalves, o UCS levou a melhor e venceu por 3 sets a 2.
UCS e Unisul lideram a estatística de levantamento da competição. Os catarinenses, que acumulam quatro vitórias em cinco jogos, lideram o fundamento com 43,35% de eficiência, seguida pelos gaúchos com 38,29% em quatro partidas disputadas.
Um dos segredos do sucesso da equipe catarinense é Raphael Florêncio Margarido, que atende pelo nome de Vinhedo. Aos 23 anos, o ex-levantador do Santander/Banespa (SP), clube que o revelou e pelo qual conquistou a Superliga 2004/05, se destaca pelo desempenho eficaz na rede e auxilia de maneira fundamental no bloqueio.
– Será uma partida difícil, já que a UCS vem fazendo boa campanha e venceu, inclusive, o Santander/Banespa, meu ex-clube. Espero que a nossa equipe faça prevalecer o mando de quadra. Quando enfrentamos a UCS pela última vez, encontramos dificuldades – revela Vinhedo, de 1,85m e 84kg, líder no quesito levantamento da Superliga até o momento, com 50,40% de eficiência.
A UCS ocupa a quarta colocação na classificação geral, com sete pontos, em quatro jogos – três vitórias e uma derrota, atrás da Unisul, que tem nove pontos em cinco jogos disputados – quatro vitórias e uma derrota.