| 26/11/2006 07h11min
O diretório nacional do PT aprovou no sábado à noite uma resolução política em que o partido defende "um governo de coalizão programática expresso na reunião das forças que construíram o caminho da vitória e todos aqueles que estejam de acordo com o programa de transformações econômicas, sociais e políticas defendido durante a campanha eleitoral e com a continuidade no avanço do combate à corrupção", segundo o site G1.
O texto atende ao interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem defendido a obtenção de uma ampla maioria no Congresso. O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, deixou a reunião demonstrando bom humor.
– Houve um movimento convergente. Há muito tempo não tinhamos uma reunião do diretório nacional tão positiva – afirmou.
A resolução condena, no entanto, a "distribuição fisiológica de cargos" para que seja feita a coalizão. O texto afirma ainda que a oposição "tentou impor ao governo uma pauta política, que foi derrotada nas eleições, assim como influenciar a composição do governo".
Neste domingo, o diretório nacional do partido deverá aprovar a realização do 3º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá na 1ª semana de julho de 2007. O congresso deverá analisar a possibilidade de redução do mandato do presidente do partido de três para dois anos. Além disso, vai definir como será a estrutura da direção do PT, o posicionamento político do partido e as perspectivas da legenda para o futuro do país.