| hmin
Um ano após os atentados terroristas que destruíram o World Trade Center e marcaram para sempre a vida de Nova York, a cidade será palco neste domingo de mais um evento histórico – mas para o tênis masculino. A partir das 17h (horário de Brasília) deste dia 8 de setembro, os norte-americanos Pete Sampras e Andre Agassi decidem o título do Aberto dos Estados Unidos no Estádio Arthur Ashe, a quadra central do complexo de Flushing Meadows, no bairro do Queens. Depois da classificação do tetracampeão Sampras neste sábado, dia 7 de setembro, foi a vez de Agassi garantir a vaga na final ao derrotar o número 1 do mundo, o australiano Lleyton Hewitt, por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 7/6 (7/5), 6/7 (1/7) e 6/2.
A final deste domingo vai marcar o 34º confronto entre os gigantes do tênis, sendo a 16ª partida válida pela decisão de um título. No próprio Aberto dos Estados Unidos, Agassi e Sampras já disputaram o troféu duas vezes, com vitória do último em ambas as oportunidades (1990 e 1995). No total, Sampras já venceu o compatriota 19 vezes, enquanto Agassi tem 14 vitórias contra o principal rival pela supremacia do esporte na década de 90.
Dono de sete títulos de torneios válidos pelo Grand Slam (que reúne os quatro maiores e mais importantes do mundo), Agassi já levantou a taça em Nova York duas vezes, em 1995 e 1999. Casado com a ex-tenista alemã Steffi Graf – com quem tem um filho, Jaden Gil, de 11 meses de idade –, Agassi é apenas o quinto jogador na história (e o único ainda em atividade) a sagrar-se campeão em todos os Grand Slams. Os outros três são o Aberto da Austrália (que Agassi venceu em 1995, 2000 e 2001), Roland Garros (do qual foi campeão em 1999) e o Torneio de Wimbledon (vencido pelo norte-americano em 1992).