| 13/11/2006 16h35min
O atacante Samuel Eto'o, do Barcelona, recebeu o prêmio de artilheiro do Campeonato Espanhol da última temporada, enquanto o goleiro José Manuel Pinto, do Celta de Vigo, foi o menos vazado da competição.
Eto'o marcou 26 vezes nas 34 partidas que disputou na temporada passada pelo Barcelona. Já o goleiro do Celta de Vigo sofreu apenas 28 gols em 36 jogos.
A cerimônia de entrega dos prêmios, realizada em Madrid, sofreu um atraso em sua programação, porque os dois atletas tiveram problemas em seus respectivos vôos.
O secretário de Estado para o Esporte espanhol, Jaime Lissavetzky, que participou da cerimônia, afirmou que o prêmio concedido a Eto'o representa todo o sucesso conquistado pelo jogador e o Barcelona, que na temporada passada "conquistou títulos com um futebol alegre e divertido".
Sobre o goleiro José Manuel Pinto, Lissavetzky disse que o prêmio "não é uma casualidade, porque o Celta se classificou para a Uefa e também
mostrou uma magnífica imagem" dentro do campo. O
camaronês Eto'o ofereceu o prêmio ao presidente do Barça e disse que "toda a equipe" é responsável por seu sucesso.
O atacante também comentou na cerimônia de entrega a lesão que o mantém afastado dos gramados.
– As lesões são parte da vida, e agora preciso tentar me recuperar bem e o mais rápido possível. Espero que as lesões não atrapalhem o Barcelona, que tem um grande elenco – disse.
A premiação, concedida pelo jornal esportivo Marca, já se tornou no futebol espanhol "uma tradição que não será perdida", afirmou o secretário de Estado para o Esporte. O jornal também homenageou os melhores da segunda divisão espanhola, além dos árbitros que mais se destacaram no país.