| 06/11/2006 09h25min
A situação do aeroporto Salgado Filho, na manhã desta segunda-feira, não lembra nem de longe a confusão vivida no começo do feriadão. Hoje, apenas um vôo atrasou. Deveria ter chegado às 6h30min e pousou apenas pelas 7h40min. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, a situação já está normalizada e não há filas no saguão do terminal.
O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, considerou um sucesso as medidas emergenciais tomadas para conter a crise nos aeroportos. O brigadeiro alerta, no entanto, para a necessidade de ações definitivas a fim de evitar novo caos. Entre as medidas, ele defende contratação de novos controladores de vôos e mais recursos para o setor.
O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, manifestou otimismo e acredita que a situação nos aeroportos será plenamente normalizada durante esta semana.
Durante todo o domingo, ocorreram cerca de 1740 decolagens no país, com aproximadamente 209 mil passageiros. A maioria dos vôos, segundo a Infraero, chegaram e saíram nos horários previstos. Os atrasos de alguns pousos e decolagens não ultrapassaram meia hora.
O sindicato que representa 18 empresas de aviação irá pedir indenização de pelo menos R$ 40 milhões à União. O prejuízo é calculado com base na operação-padrão de uma semana feita pelos controladores de vôo. A reivindicação será apresentada amanhã ao governo federal. Se não houver acordo, a entidade entrará na justiça.