| 05/11/2006 17h36min
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo convocou as companhias aéreas para uma reunião em que pretende discutir os problemas enfrentados pelos consumidores por causa dos atrasos e cancelamentos dos vôos nos aeroportos do estado. Segundo o comunicado do Procon, a reunião deve acontecer na tarde da terça-feira, na sede do órgão, no bairro da Barra Funda, na capital paulista.
Em nota, o Procon afirma que pretende questionar as empresas aéreas “sobre as estratégias adotadas para atender os passageiros que enfrentaram problemas”. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as empresas aéreas são responsáveis por oferecer a assistência necessária ao consumidor que se deparar com situações de atraso e cancelamento de vôo, o que inclui hospedagem, alimentação e locomoção, independente do tempo que o passageiro tiver que aguardar. O Procon alerta que os consumidores que se sentirem prejudicados pelos problemas atuais nos aeroportos podem procurar os postos de atendimento do órgão, levando cópia do canhoto do bilhete e dos documentos que comprovem a espera. AGÊNCIA BRASIL