| 30/10/2006 13h23min
O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva já está no Palácio da Alvorada. Ele chegou de São Paulo, depois de ter acompanhado a apuração das eleições deste domingo. Centenas de militantes do PT acompanharam a chegada de Lula na Base Aérea e o seguiram em carreata até o Alvorada, exibindo bandeiras e vestindo camisetas da campanha.
Ao chegar à residência oficial, Lula desceu do carro, cumprimentou os manifestantes e agradeceu a presença de todos. Ele voltou a afirmar que o segundo turno foi “uma dádiva de Deus”:
– Houve quem achou que o segundo turno facilitaria a vida deles (adversários), mas facilitou a nossa.
Lula disse que agora só quer descansar.
– A gente usou na campanha "deixa o homem trabalhar". Agora em algum momento a gente vai ter que dizer "deixa o homem descansar”.
De acordo com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, Lula deve tirar uns dias de férias a partir desta semana, e é provável que vá para alguma praia no Rio, São Paulo ou Bahia.
Em alguns momentos antes de Lula chegar, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra a imprensa e pediam que os jornalistas fosse retirados da porta do Alvorada. Gilberto Carvalho informou que à tarde Lula vai para o Palácio do Planalto e deve conceder entrevista para emissoras de televisão. Segundo Carvalho, amanhã, o presidente deve conceder uma entrevista coletiva para toda a mídia.
Gilberto Carvalho disse também que Lula já recebeu telefonemas do presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, e a do Chile, Michelle Bachelet, cumprimentando-o pela vitória. Lula também já conversou com alguns governadores eleitos.
AGÊNCIA BRASIL