| 29/09/2006 15h
Goleiro Muriel, volante Rodrigo Possebom, atacante Alexadre Pato são alguns nomes do Inter que ainda não brilham no gramado do Beira-Rio pelo time principal, mas já despontam no cenário nacional por suas atuações nas seleções brasileiras de base. Atualmente, o Colorado é o clube que tem mais representantes nas categorias inferiores do Brasil: 15 jogadores ao todo.
Campeão brasileiro sub-20 e mundial sub-14, Pato é um dos exemplos da força do clube gaúcho na formação de atletas. O jogador, já sondado pelo Arsenal, foi o artilheiro (quatro gols) da Copa Sendai, disputada e vencida pela seleção brasileira sub-18, neste mês no Japão. Foi apontado por Rafael Sobis como seu sucessor. A direção do Colorado já pensa, inclusive, em subir o atleta para a divisão profissional da equipe. Há informações de que o técnico da Seleção Sub-20, Nélson Rodrigues, irá convocá-lo para o Sul-Americano, em 2007.
Alexandre tem contrato com o Inter até 2009, um pré-contrato já firmado com o clube até 2014, e uma multa rescisória alta: US$ 10 milhões (cerca de R$ 23 milhões). No atual grupo profissional, o Inter já conta com os ex-juniores Marcelo, Renan e Eduardo (goleiros), Danny Moraes, João Guilherme (ambos zagueiros), Ramon (lateral-esquerdo), Álvaro e Maycon (volantes), Caio (meia), Luiz Adriano e Ricardo Jesus (atacantes). Todos eles têm contratos longos com o clube, se encerrando entre 2009 e 2010.
– Tipo uma usina na formação de jogadores. A cada ano temos que formar dois, três jogadores para o time de cima – explicou o presidente Fernando Carvalho.
Essa usina tem acumulado títulos tanto nacionais como internacionais. Entre os exemplos, em abril de 2006, as seleções sub-15, sub-17 e sub-20 conquistaram de forma invicta, a 6ª Copa Internacional do Mediterrâneo. O torneio foi disputado em Barcelona, na Espanha. Dos 12 atletas convocados da região sul, sete eram das categorias de base do Inter. Já em maio, os juniores colorados venceram o 30° Eurovoetbal Tournament, em Groningen, na Holanda. O Inter foi o único representante sul-americano no torneio, que contou com a participação de clubes como Atlético de Madrid, Villarreal e Olympique Marseille.