| 25/09/2006 14h32min
A equipe Bruschetta Sailing Team, comandada pelo iatista olímpico Maurício Santa Cruz, ficou em segundo lugar no Campeonato Norte Americano de J/24, encerrado neste domingo em Rochester, nos Estados Unidos, e que classificou dois países para o Pan-2007 – Canadá e Estados Unidos. Os iatistas brasileiros chegaram a liderar a competição por um dia, já que venceram três das 11 regatas realizadas nos quatros dias de competição. A Bruschetta, atual campeã do mundo da classe, terminou com 77 pontos perdidos.
– Mais uma vez conseguimos um grande resultado numa competição no exterior. Pela primeira vez o Campeonato Norte-Americano não teve um vencedor americano. O nível foi altíssimo, digno de um Mundial – disse Maurício Santa Cruz.
Ao todo 61 barcos disputaram o campeonato, que teve o veleiro Clear Air, do Canadá, comandado por Rossi Milev, como vencedor, com 68 pontos perdidos. O barco americano Rooster, do iatista John Mollican, ficou com o terceiro lugar, com 79 pontos, seguido pelo veleiro Brain Crant, de Mike Ingan, do EUA, com 90 pontos.
Primeiro e terceiro colocados, os representantes do Canadá e dos Estados Unidos garantiram vaga para seus países nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Agora, restam quatro vagas, pois as provas de J/24 do Pan serão disputadas por apenas sete países e o Brasil, como país-sede, já tem vaga assegurada. O barco brasileiro que vai participar do Pan será conhecido apenas em fevereiro. Os outros países precisam garantir a vaga em competições classificatórias.
A Bruschetta Sailing Team, que tem o apoio da Krest e da G&A, tem Maurício Santa Cruz como timoneiro e conta, também, com o tático Alexandre Saldanha, o trimer Daniel Santiago e o proeiro João Carlos Jordão. Somente neste ano a equipe conquistou o título mundial, o australiano e o Estadual do Rio de Janeiro de J/24.