| 21/09/2006 00h35min
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve nesta quarta-feira a candidatura a deputado federal do ex-presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. No recurso apresentado pelo candidato a deputado estadual por São Paulo, Mário Berti Filho (PCB), afirmava-se que Valdemar Costa Neto não teria postura moral para exercer cargo político, já que "renunciou ao mandato de deputado federal, pois foi um dos operadores do esquema político denominado 'mensalão'".
Segundo os advogados do recorrente, Valdemar Costa Neto só teria renunciado para não perder os direitos políticos e poder disputar uma nova eleição, bem como para se prevalecer da imunidade que o futuro mandato lhe outorga na hipótese de eleito.
O ministro José Delgado, relator do recurso contra o candidato a deputado federal, apresentou voto no qual nem chegou a analisar o tema. Para Delgado, a alegação do recorrente era genérica e houve erro no tipo de recurso apresentado ao TSE. Com isso, fica mantida a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que deferiu a candidatura de Costa Neto.
AGÊNCIA O GLOBO