| 06/09/2006 19h44min
Flávia Delaroli e Rebeca Gusmão travaram uma disputa emocionante na decisão dos 50m livre do Troféu Brasil, que está sendo realizado no Parque Aquático Júlio Delamare, no Rio de Janeiro. Assim como nas eliminatórias, as duas maiores velocistas brasileiras – ambas detém o recorde sul-americano na prova com o tempo de 25s17 – e principais candidatas a representar o País no Pan de 2007 foram as únicas a bater a mão abaixo dos 25 segundos. Rebeca, do São Caetano, levou a melhor e ficou com o ouro, já a representante do Pinheiros foi prata. A terceira colocação ficou com Renata Burgos, que fez 26s19.
Com o tempo de 25s62, Rebeca Gusmão atingiu o índice de classificação para 2007. Flávia já havia alcançado esta marca durante o Pan-Pacific, quando foi bronze, mas não conseguiu passar de 25s75 nesta sexta. Se o Pan fosse hoje, as duas seriam as representantes brasileiras.
No entanto, o Troféu Brasil é apenas o terceiro vestibular para os Jogos. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda designou outras sete competições classificatórias, o que significa que mais nadadoras podem entrar na briga. Somente os dois melhores tempos garantem vaga na principal competição continental.