| 04/09/2006 19h53min
O Parque Aquático Júlio Delamare recebe a partir desta terça o 46º Troféu Brasil de Natação, uma das mais tradicionais e importantes competições do esporte no país. Será um teste para os Jogos Pan-Americanos de 2007 tanto para o local como para os atletas, que buscam classificações para o torneio do ano que vem.
Estarão na disputa os melhores nadadores do país, entre eles Flávia Delaroli e Thiago Pereira, que no último mês conseguiram medalhas de bronze no Pan-Pacífico do Canadá. Outros destaques são Kaio Márcio, recordista mundial nos 50m borboleta em piscina curta, e os integrantes da equipe juvenil que conquistaram uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze no Mundial Júnior.
Será mais uma chance para os nadadores se aproximarem da vaga para o Pan de 2007. Eles iniciaram a luta no Mundial de Montreal e terão nove oportunidades no total. Serão chamados os 42 nadadores (dois por prova) que atingirem ou ficarem perto dos tempos correspondentes ao terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.
Além do Pan, o Troféu Brasil também pode garantir um nadador em outras duas competições importantes nos próximos meses. Uma delas é o Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, na Austrália, marcado para março do ano que vem. Outra são os Jogos Sul-Americanos de novembro deste ano, em Buenos Aires.
Válido para o Ranking Nacional de Clubes, a competição pode representar um avanço do Minas Tênis Clube, atual líder deste ano. Os vice-campeões da última temporada têm agora 140 pontos e estão à frente do Corinthians (SP) e do Botafogo (RJ), ambos com 96 pontos. A Unisanta ocupa o quarto lugar com 80 pontos, enquanto o Pinheiros é o quinto, com 66 pontos.
Outro atrativo será a presença das seleções adulta e juvenil de nado sincronizado, que abrem a programação da quarta-feira. Elas se preparam para a disputa da Copa do Mundo da Fina, em setembro, no Japão. Fora da piscina, o destaque é Poliana Okimoto, que conquistou medalhas de prata nos 5km e 10km do Mundial de Maratonas Aquáticas de Nápoles, no último final de semana. Ela se recupera de uma perfuração no tímpano e só deve voltar a nadar dentro de 15 dias.
O Parque Aquático Júlio Delamare também será testado até o próximo domingo. Única instalação construída para os Jogos Pan-Americanos de 2007 a ser entregue com antecedência, o complexo recebe a segunda competição em menos de um mês. A outra foi o Mundial Júnior de Natação.
GAZETA PRESS