| 06/09/2006 17h57min
A França levou a melhor no confronto desta quarta, contra a Itália, pelas Eliminatórias da Eurocopa 2008. A reedição da final da última Copa do Mundo foi disputada no Stade de France e os franceses venceram por 3 a 1, com gols de Govou (duas vezes) e Henry. Gilardino marcou o gol dos atuais campeões do mundo.
Com os seis pontos, os "Les Bleus" se mantém na primeira posição do grupo ao lado da Escócia, outra seleção que também venceu seus dois confrontos iniciais. Já a Itália, atual campeã mundial, fica em uma situação bastante complicada, já que tem apenas um ponto, obtido no empate com a Lituânia, em casa, no último sábado. Pior que os italianos no Grupo B, apenas a frágil seleção das Ilhas Faroe, sem nenhum ponto até aqui.
No confronto desta quarta, a França começou o com tudo e, logo no primeiro minuto, abriu o placar. Depois de uma boa troca de passes, William Gallas recebeu na esquerda e cruzou para Sidney Govou acertar um belo chute de primeira, sem dar chances ao goleiro italiano Gianluigi Buffon.
Os anfitriões continuaram no ataque e não demoraram muito para chegar ao segundo gol. Florent Malouda arriscou de longe, Buffon fez a defesa parcial e, no rebote, o atacante Thierry Henry finalizou para marcar. A bola ainda desviou no zagueiro Fabio Cannavaro antes de enganar o goleiro italiano e entrar no gol.
Com 2 a 0 contra no placar, a Itália buscou uma reação aos 20, em uma jogada de bola parada. Depois de levantamento da direita, o atacante Alberto Gilardino, de cabeça, venceu o goleiro Gregory Coupet e diminuiu para os visitantes. Na segunda metade da etapa inicial, os italianos até conseguiram equilibrar as ações do confronto, mas sem ter muito sucesso no setor ofensivo.
Assim como no primeiro tempo, a França começou a etapa final com um ritmo bastante forte e conseguiu praticamente decidir o confronto aos 10 minutos. O lateral-direito Willy Sagnol recebeu na direita e cruzou para Govou, de cabeça, anotar o terceiro gol francês. No lance, o próprio Govou e Cannavaro acabaram se chocando, mas os dois foram atendidos no gramado e conseguiram prosseguir no jogo normalmente.
No restante do segundo tempo, a França buscou apenas administrar o resultado, sem ser muito incomodado pelos rivais italianos. A Azurra pecou pela falta de criatividade de sua equipe que, apesar de ter ganhado a Copa do Mundo, não consegue empolgar no comando do novo técnico, Roberto Donadoni. Em três jogos, o ex-meia conseguiu um empate, contra a Lituânia, e duas derrotas – além da derrota para os Bleus, a Itália perdeu ainda para a Croácia, em amistoso realizado em agosto.
França e Itália voltam a campo pelas Eliminatórias para a Eurocopa 2008 no mês de outubro. Os franceses visitam a Escócia, no dia 7, e enfrentam as Ilhas Faroe em casa, quatro dias depois. Também no dia 7 de outubro, os italianos irão receber a Ucrânia, visitando a Geórgia no dia 11.
GAZETA PRESS