| 29/08/2006 15h33min
O presidente do Senado, Renan Calheiros, ainda não decidiu se é candidato a reeleger-se presidente da casa para o biênio 2007/2008.
– O partido é que tem de decidir isso. Tem 23 nomes no meu partido em condições de presidir a casa. Essa é uma discussão para o final do ano. Não pode anteceder a eleição – disse ele.
Perguntado sobre as preocupações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a construção de uma base partidária de apoio para o próximo governo, Calheiros brincou que Lula deve estar mais preocupado com uma base para governar agora.
Calheiros afirmou ainda não ter conversado com Lula a respeito do ministério com que o presidente governará, caso seja reeleito.
– Vamos aguardar as eleições para ver o que vai acontecer e para apresentar nossa proposta de coalizão. Não dá para repetir essa coisa de ocupar cargo por ocupar. O novo governo vai ter que ser em torno das reformas de que o país precisa. A ocupação de espaço na administração pública será conseqüência dessa coalizão, para que a sociedade acredite naquilo que está havendo. Essa concertación (pacto) vai evitar a ingovernabilidade, que é o que de pior pode acontecer para o Brasil, em qualquer governo – afirmou o presidente do Senado.
AGÊNCIA SENADO