| 29/08/2006 11h58min
O deputado Edir Oliveira (PTB-RS) foi o primeiro parlamentar envolvido no escândalo dos Sanguessugas a ser notificado pelo Conselho de Ética, nesta manhã. Ele é acusado de receber R$ 30 mil através de depósito na conta de Rafael Zancanaro Oliveira. E foi citado em arquivos da Planam.
Ainda pela manhã, também foram notificados Alceste de Almeida (PTB-RR), Benedito Dias (PP-AP), Celcita Pinheiro (PFL-MT) e César Bandeira.
Os outros 62 parlamentares serão notificados ao longo da semana. Pelo menos 58 dos 86 deputados federais acusados de participar do esquema deverão participar das eleições deste ano. Segundo o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), cada parlamentar pode indicar até cinco testemunhas e também elaborar sua defesa prévia, a qual deverá ser apresentada em até cinco sessões plenárias da Câmara após o recebimento da notificação. Izar também quer que a notificação seja recebida pelo próprio parlamentar investigado. No dia 4 de setembro, na reunião do Conselho de Ética, Izar vai sortear e nomear os relatores dos processos contra os deputados. Segundo ele, alguns conselheiros vão relatar mais de um processo, já que o órgão é composto de 30 deputados, entre titulares e suplentes. AGÊNCIA GLOBO