| 27/08/2006 18h17min
O Inter perdeu para o Vasco por 2 a 1 neste domingo, dia 27, em pleno Beira-Rio. Jorge Luiz abriu o marcador aos 10 minutos de partida. Iarley empatou com um golaço de bicicleta, sete minutos depois, mas Morais, já na etapa complementar, decretou a vitória dos visitantes, provocando a queda do campeão da Libertadores para o sexto lugar do Brasileirão.
Já o Vasco, que leva três pontos para o Rio de Janeiro, agora é o quarto melhor time do campeonato.
Sem profundidade ofensiva, o Inter teve maior domínio de bola e mais volume de jogo, mas não transformou a vantagem em gols. No segundo tempo, foi vítima dos contra-ataques do time de Renato Portaluppi e sofreu o gol da derrota.
O Vasco saiu na frente aproveitando-se de uma falha do sistema defensivo colorado. Fabinho cabeceou pra trás uma bola alçada na área e o zagueiro Jorge Luís, sozinho, só precisou tirar Clemer do lance e mandar para dentro do gol.
O empate colorado veio sete minutos depois com um golaço de Iarley. Após cruzamento do zagueiro Fabiano Eller da ponta-esquerda, o baixinho ajeitou a bola no peito e, de bicicleta, mandou no canto esquerdo do goleiro Cássio. O gol coroou o desempenho de Iarley, que novamente supriu com competência a ausência de Sobis.
Naquele momento, o placar poderia ser considerado justo, já que o Inter se mostrava melhor em campo. A resposta quase instantânea, e com uma pintura de gol, poderia também indicar uma reação avassaladora em casa. Mas ela, no entanto, não se concretizou e o Inter teve só mais uma chance de gol. Foi com Fabiano Eller, no finalzinho da primeira etapa, após boa jogada de Adriano – a melhor dele no jogo. O meia driblou um zagueiro e ajeitou para Eller, que chegou livre, mas chutou a bola por cima do gol.
Na segunda etapa, o Inter manteve o domínio da posse de bola. O Vasco se fixou na defesa, esperando as chances para armar contra-ataques. E foi assim que garantiu a vitória. Aos 23 minutos, Ygor iniciou a jogada em velocidade e tocou para Edílson. Este passou para Morais, um dos melhores em campo, definir o placar.
Vencendo por 2 a 1, o Vasco poderia ter ampliado cinco minutos depois. Ceará tentou afastar um lançamento da intermediária colorada, mas falhou em bola e a ajeitou nos pés de Jean, que entrava livre na área. Porém o lateral colorado, que pouco se apresentou no jogo, contou com a sorte, e o vascaíno desperdiçou uma grande chance, na cara de Clemer.
Aos 36 do segundo tempo, Faioli invadiu a área, Perdigão errou o tempo da bola e acabou atingindo o tornozelo do vascaíno, que caiu pedindo pênalti. O juiz, porém, deixou o jogo seguir.
Abel preferiu mexer no time apenas na etapa complementar, substituindo Mossoró e Adriano – que deixaram a desejar no meio – por Leo e Perdigão. Depois, promoveu a entrada de Luiz Adriano, tirando Edinho, na tentativa de buscar o empate. Sem sucesso.
O resultado causou apreensão na torcida colorada, que agora vê o time na sexta posição da tabela.
Mariane
Hahn
mariane.hahn@rbsonline.com.br