clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/08/2006 14h14min

Mais de 50 sanguessugas são candidatos este ano

Prazo para TREs julgarem impugnações terminou ontem

Pelo menos 56 dos 86 deputados federais acusados de participar da Máfia das Ambulâncias vão disputar a eleição deste ano. Eles tiveram os pedidos de impugnação da candidatura negados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de suas regiões.

Apenas oito candidatos perderam o direito temporário de voltar a ocupar um cargo público. Somente o Estado do Rio de Janeiro divulgou ter levado em conta a investigação na hora de julgar as candidaturas.

Até agora, nenhum parlamentar admitiu responsabilidade no esquema. Os deputados Marcelino Fraga (PMDB-ES) e Coriolano Sales (PFL-BA) renunciaram para escapar do processo de cassação. Coriolano Sales também desistiu de sua candidatura à reeleição, assim como outros nove suspeitos: Almerinda de Car-valho (PMDB-RJ), Jorge Pinheiro (PL-DF), Josué Bengston (PTB-OS), Lino Rossi (PP-MT), Osmânio Pereira (PTB-MG), João Batista (PP-SP). E quatro desistiram na última semana: Fernando Estima (PPS-SP), Marcos Abramo (PP-SP), Almeida de Jesus (PL-CE).

O prazo para os TREs julgarem as impugnações terminou na quinta-feira. Os que entrarem com recurso serão julgados ainda pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para recorrer da decisão do TRE é de três dias.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara abriu processos individuais contra cada um dos parlamentares citados no relatório parcial da CPI e deverá notificá-los na próxima semana. A comissão considerou existirem provas contra esses deputados, citados e acusados em depoimentos. Contra muitos pesam ainda gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal e comprovantes de depósitos e transferências bancárias.

Já a Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquéritos contra 57 parlamentares suspeitos de envolvimento em fraudes na área da saúde.

AGÊNCIA GLOBO
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.