| 16/08/2006 19h38min
O candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que é uma bobagem a discussão sobre a ausência dos símbolos do PT em seu programa eleitoral. Para Lula, as pessoas sabem que ele é do PT e que o fato de não usar a marca não significa que esteja escondendo o partido. O presidente argumentou que o programa eleitoral é para vender um candidato, e não camisetas e estrelas do partido. A entrevista foi dada em um hotel em Brasília, onde Lula participaria de um encontro com educadores.
– É uma bobagem porque todo mundo sabe que eu sou do PT. Todo mundo sabe que o PT tem bandeira vermelha, que tem estrela. Estamos trabalhando em um programa de TV. Não estamos trabalhando para vender camisas do PT ou estrelas do PT. Estamos vendendo um candidato, trabalhando um candidato, é disso que se trata – disse Lula.
O presidente afirmou que tem orgulho de ser petista e que é a cara do partido. Lula fugiu das perguntas sobre a discussão da ética e da segurança pública no programa eleitoral. O presidente afirmou ainda que seu programa foi feito para agradar à população, e não à oposição.
– Eu acho que cada um que for candidato fala o que bem entender, o que achar melhor. Eu hoje vi uma frase engraçada: "Oposição não gostou do programa". Eu não fiz o programa para a oposição, fiz o programa para o povo brasileiro. A impressão que eu tenho é que o povo gostou do programa – disse Lula, acrescentando:
Às perguntas sobre ética, Lula respondeu que seria melhor falar do que o seu governo fez pelo Brasil.
– O povo está definitivamente querendo que a gente mostre o que fizemos no Brasil. Quando alguém não tem o que mostrar, não precisa falar sobre isso. Aliás, não quer falar. Eu tenho o que falar, não só do que fizemos e estamos fazendo como tenho que falar daquilo que vamos fazer. Os adversários têm o direito de falar o que bem entendem, afinal de contas, não quero fazer ingerência no programa dos meus adversários – disse.
AGÊNCIA O GLOBO