| 15/08/2006 11h25min
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, se reúne às 15h com o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP). Eles debaterão a tramitação dos processos contra os 69 deputados citados no relatório da CPI dos Sanguessugas por suposta participação nas fraudes em compras de ambulâncias. Os parlamentares são acusados de quebra de decoro.
Izar se reuniu esta manhã com Rebelo para discutir propostas de alteração no regulamento do conselho. O deputado considera necessária e viável dar permissão para que um integrante do conselho relate mais de uma representação ao mesmo tempo. Ele também defende a mudança de prazo para apresentação de defesa prévia dos deputados processados, que hoje é de cinco sessões do Plenário. A intenção é mudar esse prazo para cinco dias úteis ou cinco reuniões do conselho.Na avaliação de Izar, vários processos contra parlamentares denunciados pela CPMI das Sanguessugas serão concluídos até o fim do ano, mas nenhum deles antes das eleições. Na reunião do conselho, o deputado pretende elaborar um cronograma prévio de trabalhos e estabelecer regras para ouvir testemunhas.
Além disso, os integrantes da comissão de sindicância vão analisar o envio dos nomes dos acusados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), estuda enviar os 69 nomes em bloco para a abertura dos processos de cassação no conselho. Ele ressaltou, no entanto, que a decisão vai depender da estratégia de trabalho adotada pela comissão de sindicância.
AGÊNCIA CÂMARA