| 10/08/2006 23h44min
Os clubes resolveram se mexer para buscar formas de acabar com a crise no basquete brasileiro. Uma reunião de 31 times que participaram do último Nacional da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e do campeonato da Nossa Liga (NLB) foi realizada nesta quinta, em São Paulo. Depois de muita conversa, os dirigentes decidiram que só a unificação das duas siglas pode tirar a modalidade saia do buraco. As informações são do site GloboEsporte.com.
– Todas as equipes acham que precisa haver uma reunificação. Da forma que está, não dá para fazer dois campeonatos. Vimos que todos os clubes estão dispostos a ceder para sobreviver – explica o técnico de Limeira, Luiz Zanon.
O encontro contou com sete dos 13 integrantes da comissão executiva da CBB, criada na última terça-feira.
– A presença da comissão deixou clara a intenção de se ter só um campeonato. Nós precisamos esquecer de brigas pessoais entre CBB e NLB, senão os times vão falir – comenta o presidente da Uniara/Araraquara, Fernando Mauro.
Até o momento, três times já fecharam suas portas: Ribeirão Preto, Ajax e Rio de Janeiro. Entre os principais tópicos explanados na reunião estavam as questões que culminaram na criação da Nossa Liga no ano passado: os custos de viagem e os contratos com TV.
– O novo campeonato precisa ter isso bem claro. Para difundir o basquete, é importante que não haja exclusividade de transmissão na TV. Isso aumentaria a entrada de dinheiro – explica Mauro.
Juntos, os clubes esperam agora o resultado da reunião da comissão executiva da CBB, na segunda-feira, que vai definir o formato e regras do Nacional 2007.