| 31/07/2006 16h05min
Um dos donos da Planam, Luiz Antônio Trevisan Vedoim, irá prestar depoimento amanhã na sede da Polícia Federal em Brasília. A informação foi confirmada pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO). O senador disse que o depoimento será reservado. Para o vice-presidente da CPMI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), o depoimento pode esclarecer pontos controversos nas investigações e no depoimento anterior de Vedoim, dado à Justiça.
– Esse depoimento vai possibilitar o esclarecimento de pontos controversos e o aprofundamento do cerco aos sanguessugas. Vai servir também para que possamos fazer a relação entre os sanguessugas, os prefeitos, os ex-deputados – disse.
Vedoim é acusado de ser um dos principais responsáveis pela montagem do esquema de superfaturamento de ambulâncias. A fraude foi descoberta por uma operação desencadeada pela Polícia Federal, que abriu mais de 140 inquéritos sobre 76 municípios, envolvendo mais de mil ambulâncias, que custavam em média R$ 100 mil.
O esquema teria sido montado em Mato Grosso, onde mora Vedoim. O grupo tinha integrantes que atuavam em prefeituras, no Ministério da Saúde e dentro do Congresso Nacional, fraudavam licitações e influenciavam na liberação de emendas parlamentares.
AGÊNCIA BRASIL