| 29/07/2006 17h36min
O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) informou que hoje chegou ao Líbano o primeiro comboio da entidade com ajuda humanitária para atender milhares de deslocados. Segundo um comunicado da agência da ONU para os refugiados, divulgado em Genebra, o comboio chegou ao território libanês pela Síria, e conta com cobertores, colchões e utensílios de cozinha. O material será distribuído nas áreas montanhosas dos arredores de Beirute, onde milhares de pessoas estão instaladas em escolas.
De acordo com a representante da Acnur no Líbano, Stéphane Jaquemet, a chegada da primeira remessa de ajuda humanitária ao país é apenas o começo. O comboio, formado por seis caminhões da ONU, transportou de Damasco até a capital libanesa 3,5 mil cobertores, 3,6 mil colchões, 2.820 vasilhas e 54 fogões.
O Acnur também afirmou que outros dois comboios similares são esperados para domingo e segunda-feira, com tendas de campanha para ajudar a descongestionar os abrigos comuns, que receberam milhares de libaneses.
Segundo a agência da ONU, o conflito entre Israel e a milícia radical xiita Hezbollah já provocou o deslocamento de 700 mil a 800 mil pessoas. De acordo com dados divulgados pelo governo libanês, há 106.700 refugiados vivendo em 652 escolas do país. O Acnur declarou que há na Síria 100 mil deslocados libaneses, e que 20 mil deles vivem em abrigos comuns e precisam de assistência imediata.
Segundo estimativas do Acnur, cerca de 10 mil libaneses cruzam diariamente a fronteira com a Síria, o que faz com que diminua a capacidade das autoridades locais de alojar estas pessoas. As equipes da agência levam os refugiados até as cidades sírias de Homs, Tartus e Alepo.
O Acnur disse que os armazéns regionais da agência na Jordânia, na Síria, no Iraque e no Kuwait dispõem de 250 mil cobertores, 50 mil colchões, 30 mil pacotes com utensílios de cozinha, 22 mil tendas de campanha e 17 mil fogareiros, que podem ser enviados ao Líbano e a Síria.