| 29/07/2006 17h10min
O vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) que deveria decolar amanhã de Adana, na Turquia, teve que ser adiado para segunda-feira por causa de problemas técnicos no avião. Um comboio de ônibus que sairia na terça-feira de Beirute, capital do Líbano, em direção a Adana também teve a partida adiada para quarta-feira. O consulado brasileiro está organizando a documentação dos passageiros, pois muitos estão com passaportes e vistos vencidos.
Segundo coordenador do Grupo de Apoio aos Brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vargas, ainda há em Beirute 462 pessoas que precisam ter a documentação verificada para que não tenham problemas na hora em que atravessarem a fronteira entre o Líbano e a Síria.
– O consulado em Beirute me informou que diariamente, a partir das 13h (19h em Brasília), o consulado passa a ficar sem luz elétrica e isso torna o tempo de trabalho muito limitado – disse.
Vargas confirmou que outro avião da FAB sairá hoje de Adana trazendo ao Brasil mais 150 pessoas. De acordo com o embaixador, dois agentes consulares serão deslocados do consulado geral do Brasil em Beirute para o Vale do Bekaa, onde está grande parte dos brasileiros que vivem no país. Esses agentes deverão localizar brasileiros que queiram sair da região.
– O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, pediu que essas pessoas cheguem o mais rápido possível. Eles sairão no domingo de manhã. Já estamos avisando o governo israelense e o governo libanês sobre a ida dessas pessoas à região – afirmou.
Vargas também informou que duas das três familas que estavam saindo da região de Bint Jbeil, no sul do Líbano, já chegaram a Beirute. O embaixador acredita que a terceira família deve chegar ainda hoje à capital libanesa. Segundo informações do Ministério de Relações Exteriores 1.508 brasileiros já deixaram a zona de conflito no sul do Líbano.
AGÊNCIA BRASIL