| 29/07/2006 16h34min
Um total de 1.467 brasileiros abandonou o Líbano devido ao conflito entre Israel e a milícia xiita libanesa Hezbollah, segundo anunciaram hoje fontes oficiais. Destes, 1.222 deixaram a região graças à ajuda do governo brasileiro, que mantém uma ponte aérea virtual a partir do Líbano, disse o Ministério das Relações Exteriores. O restante conseguiu retornar ao país por seus próprios meios, ainda segundo o Itamaraty.
O último dos vôos decolou com destino a São Paulo na madrugada de hoje com 237 pessoas a bordo, entre elas 12 bebês, disse o diplomata Everton Vargas, que coordena a operação de evacuação. Segundo Vargas, outros dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) têm previsto partir de Damasco ao longo do final de semana, para repatriar outras 224 pessoas.
Além disso, o diplomata afirmou que um comboio com vários ônibus deverá partir na próxima terça-feira de Beirute em direção à cidade turca de Adana, onde o governo brasileiro montou seu centro de operações nas tarefas de repatriação.
AGÊNCIA EFE