| 29/07/2006 15h46min
No primeiro comício da campanha de reeleição no Rio Grande do Sul, Luiz Inácio Lula da Silva comparou o seu governo ao de um antecessor gaúcho:
– Só Getúlio fez mais pelo pobres do que eu – disse o presidente no Ginásio Bigornão, em São Leopoldo, reduto sindicalista visitado por Lula durante campanhas desde a década de 1980.
Leonel Brizola, outro líder político dos pampas, foi lembrado pelo petista quando este pediu votos das torcidas de Grêmio e de Inter. Segundo Lula, a exemplo de Brizola, ele não criaria atrito entre gremistas e colorados. O ex-governador gaúcho dizia torcer para o São José, de Porto Alegre. Lula também pediu os votos dessa torcida.
O ato em São Leopoldo foi acompanhado por cerca de 2,5 mil militantes. Lula apareceu ao lado de Olívio Dutra, que concorre ao Palácio Piratini. Foi a primeira aparição dos dois lado a lado depois que o presidente criou um mal-estar ao dizer que apoiaria Germano Rigotto em uma eventual disputa do governador gaúcho com Yeda Crusius no segundo turno.
Às 17h, um ato no Gigantinho, em Porto Alegre, marca o fim do dia de campanha do presidente no Rio Grande do Sul. Antes, num encontro com prefeitos, ele buscou estimular lideranças municipais para a campanha.
ZERO HORA E RÁDIO GAÚCHA