| 26/07/2006 11h58min
As autoridades da França já retiraram do Líbano 6,5 mil franceses que queriam sair do território, no meio do conflito entre Israel e a milícia xiita libanesa Hezbollah, informou hoje o Ministério de Exteriores do país. A operação foi realizada por meio de um navio de passageiros grego fretado por Paris e por outros navios da Marinha francesa que ligam o porto de Beirute aos de Larnaca (Chipre) e de Mersin (Turquia), onde são feitas conexões aéreas com Paris.
Pelo mesmo dispositivo, deixaram o Líbano 1.650 cidadãos do Ocidente, principalmente de países europeus. O sistema de evacuação inclui o posicionamento de efetivos militares no sul do Líbano para escoltar pequenos grupos de pessoas que tiverem dificuldade em chegar por conta própria a Beirute. Ao chegarem à capital, estes grupos se unem ao resto do contingente de franceses que querem ser repatriados.
Há alguns dias, o Ministério de Exteriores contabilizou que pelo menos 8 mil pessoas queriam deixar o Líbano, e, por isso, a operação prosseguirá nos próximos dias.
AGÊNCIA EFE