| 21/07/2006 17h42min
O papa Bento XVI expressou hoje sua satisfação com a abertura de um corredor humanitário no Líbano e acrescentou que, após esta medida, a próxima deve ser a "trégua imediata".
– Penso que o corredor humanitário é um fato positivo. Esperemos que a trégua ocorra imediatamente – disse o Pontífice aos jornalistas que o acompanham durante suas férias na região alpina italiana do Vale de Aosta.
Sobre a Jornada de Rezas e Penitências que convocou para domingo para pedir o cessar-fogo "imediato" entre as tropas israelenses e os milicianos libaneses do Hisbolá, o Papa disse que a boa recepção que o chamado teve "representa um fato positivo".
O Bispo de Roma destacou que o convite é para todo o mundo, sobretudo para os cristãos, judeus e muçulmanos, as três religiões monoteístas presentes no Oriente Médio. Hoje Bento XVI afirmou ainda que, embora o Vaticano "não entre em política", faz todo o possível pela paz.
Nesse contexto inscreve-se a reunião ocorrida há dois dias no Vaticano entre o deputado libanês Saad Hariri, filho do ex-primeiro-ministro assassinado Rafik Hariri, com o secretário de Estado vaticano, o cardeal Angelo Sodano.
AGÊNCIA EFE