| 21/07/2006 16h16min
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que no domingo viajará ao Oriente Médio para tentar mediar a crise na região, também irá a Roma para analisar a situação com aliados europeus e árabes. Na capital italiana Condoleezza se reunirá com um grupo de países "que podem ajudar o governo libanês a enfrentar os desafios políticos, econômicos e de segurança" existentes.
Em declarações à imprensa na sede do Departamento de Estado, a Secretária deu detalhes sobre sua viagem a Roma e ao Oriente Médio.
– Neste domingo viajarei a Israel e aos territórios palestinos – disse. Condoleezza pretende se reunir com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
Rice explicou que o objetivo de sua visita ao Oriente Médio e de seus contatos com os aliados dos Estados Unidos na Europa e na região é contribuir para criar as condições para "a estabilidade e a paz duradoura".
A secretária de Estado americana não fez um pedido de cessar-fogo hoje porque, segundo ela, seria como uma "falsa promessa" e uma espécie de garantia para futuras ondas de violência.
– Buscamos o fim da atual violência com urgência. Mais que isso, queremos ir à raiz do problema da violência para que possa ser estabelecida uma paz real e duradoura – acrescentou.
Na opinião de Condoleezza, "um cessar-fogo imediato sem condições políticas não tem sentido, mas isso não quer dizer que não seja urgente".
A secretária de Estado insistiu em que tudo o que está acontecendo começou com o ataque "ilegal" do Hisbolá contra Israel e reiterou seu pedido à milícia xiita libanesa para que liberte os soldados israelenses que mantém reféns.